O laser é uma tecnologia mais moderna e recente na Proctologia e tem sido utilizado no tratamento das hemorróidas, dos plicomas anais, das fissuras anais, do cisto pilonidal, das cicatrizes, dos condilomas … E tem como vantagem proporcionar menos dor no pós operatório, uma cicatrização mais rápida, menos incidência de complicações como estenose anal quando comparada com a técnica convencional e um tempo menor de afastamento do trabalho.
Hemorroidectomia
A técnica com laser nas cirurgias de hemorroidas é utilizado o laser de CO2 nos plicomas e nas hemorróidas externas onde é vaporizado e não cortado os tecidos, propiciando desta forma menos dor no pós operatório. E nas hemorróidas internas é utilizado o laser Diodo, que não corta os mamilos hemorroidários e sim cauteriza o tecido e em 7 a 10 dias as hemorróidas caem.
O tempo de cicatrização e’ em média de 15 dias.
Fissura anal
A fissura anal é’ uma pequena ferida que aparece na borda anal , ocorre tanto em pacientes constipados como nas diarreias .
O tratamento na maior parte das vezes é’ clínico, a cirurgia é’ indicada apenas nos pacientes que não melhoram com as medicações locais.
O laser Diodo usa a tecnologia da fotobiomodulação, que estimula a produção de colágeno nos tecidos e não fazemos a esfincterotomia, que é o corte no esfíncter anal. Esa técnica utilizada na cirurgia convencional pode em alguns pacientes causar incontinência de fezes ou gases e quando isto acontece e’ em geral após muitos anos quando existe um enfraquecimento de toda musculatura do corpo.
Fistulectomia anal
A fistula anal é um trajeto abaixo da pele perianal e dos músculos esfincterianos, que pode aparecer após um abscesso que drena para dentro do canal anal e do reto. Existe dois orifícios, um externo na pele que drena secreção de uma forma intermitente e outro interno dentro do reto.
As fístulas que têm indicação de tratamento com laser são as que tem o trajeto mais longo. É’ utilizado o Laser Diodo, se identifica o trajeto da fístula e depois a fibra do laser cauteriza o trajeto, em geral é’ associado outro tipo de tratamento no orifício interno da fístula anal com a finalidade de evitar a recidiva.
Cisto pilonidal
O cisto pilonidal é um crescimento irregular na pele do cóccix, que pode drenar secreção que fica saindo de uma forma intermitente. É mais comum em homens que apresentam pelos neste local.
A cirurgia de cisto pilonidal com laser não é aberto como na técnica tradicional e sim usado a fibra do Laser Diodo nos orifícios e nos trajetos do cisto para realizar a cauterização, desta forma propiciando uma cicatrização mais rápida.
Condilomas anais e Cicatrizes
Os condilomas anais são verrugas que aparecem na pele perianal, no canal anal, no períneo entre outros locais e são causados pelo vírus do HPV, a transmissão em geral é via sexual.
O tratamento dos condilomas anais e das cicatrizes é realizado com laser de CO2, onde as lesões e as cicatrizes são vaporizadas, propiciando uma recuperação mais rápida e com menos dor.