A colonoscopia é um exame de imagem que examina o intestino grosso, pode ser solicitado na prevenção do câncer de intestino e em casos de suspeita de doenças do intestino grosso e do final do intestino delgado, o íleo terminal.
Saiba mais:
A colonoscopia permite realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais), sendo recomendado como prevenção do câncer de intestino em todas as pessoas sem histórico familiar desse tipo de câncer a partir dos 45 anos de idade. E em pessoas com um membro da família que tenha tido câncer de intestino, a colonoscopia deve ser indicada 10 anos antes do parente ter sido diagnosticado com câncer de intestino. Em familiares mais próximos como o pai e a mãe ou em casos de vários tipos de câncer na família, a indicação da idade de realizar a colonoscopia como prevenção deve ser individualizada.
A colonoscopia também pode ser usada para prevenir esse tipo de câncer, porque o médico pode diagnosticar e remover pólipos que podem se transformar em câncer de intestino. E quando o câncer esta na parte mais superficial de um pólipo, a doença pode ser curada no momento da colonoscopia com a retirada deste pólipo já alterado.
Quando se deve fazer a colonoscopia: pessoas com alteração do ritmo intestinalcomo constipação ou diarréia, diminuição do calibre das fezes, dor abdominal, sangramento após as evacuações
Preparo da colonoscopia: geralmente, é recomendado que no dia anterior à colonoscopia o paciente tenha uma dieta leve ou líquida, composta por bebidas, caldos e sopas. Os laxantes também são indicados, pois é necessário que o intestino não tenha resíduos para que as imagens obtidas sejam nítidas.
No dia do exame a dieta deve incluir apenas bebidas, como água, água de coco e suco de limão e deve ser feito jejum de água 4 horas antes do exame. Uma maneira de avaliar a eficácia da preparação é observar as fezes, se forem líquidas e quase incolores, a limpeza intestinal esta boa.
A colonoscopia é realizada com sedação anestésica pela equipe de anestesistas da clinica.
A presença de um familiar ou um amigo é importante, pois os efeitos dos sedativos e anestésicos podem demorar algumas horas para desaparecer, a alimentação após o exame deve ser leve. E se houver biópsias ou tiverem pólipos que forem removidos, estes vão para exame em um laboratório de anatomia patológica.